top of page
Check-up semanal do coelho

Pelo menos todas as semanas terá de fazer um check-up geral ao seu coelho, para assegurar que está tudo nas condições devidas. Esse check-up engloba verificar o pêlo, a pele, as orelhas, os olhos, os dentes, o peso e as unhas.

 

Pêlo O pêlo dos coelhos necessita de escovagem regular. A periodicidade com que o deve fazer depende da época do ano e do tipo de pêlo do coelho. Naturalmente, coelhos muito peludos em época de perda de pêlo vão precisar de uma escovagem diária, enquanto que coelhos de pêlo curto não terá de ser tão frequente. Além disso, para manter um pêlo bonito terá de se ver livre de nós e pêlo enrolado.

E porque é isto importante? Os coelhos limpam-se regularmente, utilizando a sua língua para limpar o pêlo. Tal como nos gatos, esse pêlo vai parar ao estômago, só que os coelhos não têm a capacidade de vomitar. Assim, se se formarem bolas de pêlo no estômago do seu coelho, ele deixará de conseguir alimentar-se e poderá ficar anorético, levando à sua morte.

 

Pele Deve procurar sempre verificar o estado da pele do seu coelho. Se existirem peladas, zonas com crostas, pintas pretas (vestígios de pulgas) deverá sempre encaminhá-lo ao veterinário. Contudo, se já está habituado a desparasitar o seu coelho e o veterinário já lhe indicou as doses correctas a utilizar, pode sempre fazer desparasitação em casa se encontrar vestígios de pulgas.

As peladas e crostas não são normais, por isso não espere para ver se desaparecem, pois podem ser algo grave (como a sarna).

 

Unhas Como os coelhos não têm tendência para desgastar as unhas a arranhar postes ou tapetes, as suas unhas precisam de ser cortadas regularmente, dependendo sempre da velocidade a que crescem. Aqui no blogue já existem vídeos que explicam exactamente como deve cortar as unhas ao seu coelho, sendo mais fácil o seu visionamento do que a explicação completa. Contudo, fica um diagrama explicativo (clique na imagem para aumentar).

 

Os olhos devem apresentar-se sempre limpos, sem remelas nem vestígios de lágrimas. Deve verificar sempre o estado dos olhos do seu coelho para assegurar que não existe nenhum problema. Os olhos devem estar brilhantes e a zona envolvente limpa e seca. Se detectar algum problema lave com soro fisiológico e consulte o seu veterinário.

 

Orelhas Os coelhos, especialmente os orelhudos, são muito atreitos a otites e outros problemas a nível auricular. A melhor maneira de ver se está saudável é pegar numa bola de algodão e limpar a orelha. Se existirem vestígios negros deve dirigir-se ao veterinário, pois é sinal de que o seu coelho tem parasitas auriculares que poderão provocar no futuro ou até já estarem a provocar otites. A quantidade de cera não deve ser abundante.

 

Dentes Os dentes podem apresentar diversas patologias, por isso é sempre importante verificar se cresceram demasiado e a sua nutrição está comprometida. Os dentes dos coelhos crescem constantemente e, embora o feno seja o ideal para ele os desgastar, assim como alguns brinquedos, às vezes não é suficiente. Para avaliar o estado dos dentes comece por verificar se o queixo se apresenta molhado. De seguida ponha o seu coelho de barriga para cima e verifique o tamanho e direcção de crescimento dos dentes da frente. Se estiverem grande dirija-se ao veterinário para que ele avalie e/ou corte os dentes. Pode pedir-lhe para o ensinar a cortar em casa.

 

Peso O peso do seu coelho deve ser controlado pelo menos de duas em duas semanas. Este controlo é muito importante pois, quer em casos de obesidade, quer em casos de anorexia, a saúde do coelho está comprometida. Use uma balança de cozinha que seja bastante sensível (as digitais são mais eficientes neste caso). Para se assegurar do peso normal, basta perguntar ao veterinário quando for a uma consulta.

bottom of page