top of page

Comunicação

Coelhos não latem, não miam nem fazem outros ruídos típicos de comunicação (exceto quando estão com medo ou dor, quando podem gritar). Porém, a linguagem corporal pode ser percebida como indicativo de emoções. A seguir, há a descrição de atitudes observadas nestes animaizinhos que podem ajudar você a comunicar-se com eles.

O comportamento mais típico dos coelhos e difundido pelos desenhos animados é a batida no chão com a pata traseira: sim, coelhinhos fazem isso para mostrar que estão nervosos. Machos não castrados também marcam o território com urina (você pode eliminar o cheiro da urina lavando o local com água e vinagre) e esfregando o queixo nos objetos.

Corre- e bem rápido – é uma das defesas naturais dos coelhos. Eles podem saltar alto e longe. Então, eles gostam de treinar corridas, e muitas vezes gostam de brincar de pega-pega. Correr á sua volta em círculos indica felicidade por sua presença! Alguns mais ativos podem incluir algumas leves mordidinhas nos seus sapatos, mas você pode ensiná-lo dizendo “Não!” em tom firme.

Correr e pular contorcendo o corpo é uma de felicidade. Um coelhinho que vive em uma gaiola pode dar muitos saltos desse tipo quando é solto.

Coelhos podem pedir carinho (e comida) tão dramaticamente quanto cachorrinhos pidões. Eles olham para você atentamente, empurram você com o focinho, as vezes até mordiscam. Esticam a cabeça em sua direção, abaixando as orelhas. Não deixe de fazer um agrado nesta hora, ou ele pode se magoar.

Coelhinhos cheirando tudo, com o pescoço esticado para a frente e as orelhas bem viradas para frente, estão curiosos e tentando descobrir coisas novas. Eles também podem ficar de pé para observar/ouvir melhor.

 

Ao contrário, coelhinhos relaxados e tranqüilos podem deitar-se com a barriga para baixo ou mesmo de lado, com as patas traseiras esticadas. Eles também podem parar de mexer o focinho, relaxar a cabeça e fechar total ou parcialmente os olhos.

 

Vários coelhinhos não gostam de ser virados de barriga para cima, nem ser afagados embaixo do queixo ou na barriga. Prefira acariciar a cabeça, testa, ou carinhos longos (ou escovações) da cabeça até o final das costas. Com a convivência, descobrirão maneiras de se comunicar.

Dicionário "Mini Coelhês" 

Gosto de você -> lamber a pessoa

Estou feliz ! -> correr e pular se contorcendo

Não quero conversar -> virar de costas para a pessoa, recusar carinho e guloseimas

Estou nervoso -> jogar longe brinquedos e comedouros

Quero namorar ou tem algo me pertubando -> bater a pata traseira

Acaricie-me -> esticar a cabeça, com as orelhas abaixadas, em direção a pessoa

Preciso relaxar -> deitado com a barriga para baixo ou de lado, com as pernas esticadas

Medo ou dor -> chiar

Forte dor -> ranger os dentes e babar

bottom of page